top of page
Imagem2.png

No dia 4 de outubro, as Eco-Escolas reuniram-se  em festa em Pombal.

Mais uma vez, a Secundária viu reconhecido o trabalho de alunos, professores e funcionários em prol da educação ambiental. Recebemos o galardão, a nossa Bandeira verde! 

 

No dia 16 de outubro, no intervalo das 9.45, com orgulho e sentido de responsabilidade, hasteámos a nossa bandeira, símbolo  do nosso empenho e trabalho por uma escola e sociedade mais green

Diapositivo1.JPG
EGF VALORSUL.png

No dia 25 de outubro, realizaram-se, das 8h15 às 16h50, sessões de sensibilização ambiental inseridas na temática dos resíduos urbanos. 

As ações lúdico-pedagógicas permitiram debater a temática de uma forma divertida e abrangeram  todos os alunos do 8º e do 10º ano.

 

O Eco-escolas associou-se ao Halloween e lançou o concurso que envolve a escrita de uma história em inglês (A spooky halloween story), com o setting em Caneças (referências ao património edificado - Arco Maria Teresa / Aqueduto ou Anta das Pedras Grandes).

 

Anta ds pedras grandes e spooky story.jp
semana europeia dos residuos.jpg

17 a 25 de novembro

Celebrámos a Semana Europeia dos Resíduos com uma campanha de divulgação do tipo de recolha de resíduos efetuados na escola.  

Aumentámos, também, o número de contentores amarelos na zona dos alunos (concurso Separa e Ganha)

13 de novembro -

Início do projeto  O Manifesto - A Árvore dos  Nãos nas Mãos.  

Alunos do 9º A e do Conselho Eco-Escolas iniciaram a apresentação do projeto  e distribuição das mãos pelas várias turmas. 

A 1ª fase do projeto termina no dia 10 de dezembro                      - celebração do dia Internacional dos Direitos Humanos; 

Ao longo do ano "a árvore" continuará a crescer. 

Manifesto_o_não_nas_mãos_.jpg
auditoria quadro resumo.jpg

Terminada a auditoria ambiental , os resultados determinaram muitas das ações do nosso plano de ação   

11 de dezembro / 5 de fevereiro                                     2 sessões sobre o Ruído dinamizadas por técnicos da CMO.

Com manifesto interesse, 120 alunos do 10º ano analisaram os Mapas do Ruído do concelho de Odivelas, situando a escola e as suas residências face aos níveis de ruído.

Puderam, também, medir, com equipamento adequado, o volume de ruído na escola, sendo sensibilizados, em geral, para as consequências do ruído para o ambiente e saúde. 

mapa de ruído.png
20180605_151315.jpg

No dia 1 de março, 44 alunos da Escola Secundária e  da Escola Básica de Castanheiros, acompanhados por 4 professores, participaram na ação de recuperação da Mata Nacional de Leiria, dando continuidade ao projeto "A floresta: uma sala de aula emocionante", desenvolvido pelos Serviços do Ministério da Educação, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)  e da Câmara Municipal da Marinha Grande/Câmara Municipal de Leiria.

Com muito entusiasmo, plantaram-se cerca de 90 pinheiros, reflorestando uma área previamente marcada pelos serviços florestais. 

Foi um dia de grande participação , que estreitou , também, relacionamentos entre escolas do agrupamento. A hora de almoço imperou o convívio, a confraternação.

Para terminar um dia muito bem passado, visitámos , ainda , Óbidos, uma das vilas bem preservadas de Portugal.

Diapositivo1.JPG

No dia 18 de março, 82 alunos do 8º ano foram ao Museu da Água (Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos).

Esta visita de estudo permitiu enriquecer os conhecimentos dos alunos no que respeita à água (recurso natural esgotável e essencial à vida) e "visitar" um importante capítulo da história de Caneças, bem como complementar os conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Também retiraram ideias e informação detalhada para uma maquete do aqueduto que as turmas estão a projetar realizar até ao final do ano. 

1 a 12 de abril  -  Campanha de solidariedade "Vamos apoiar Moçambique"  

Face à tragédia ambiental e humana que atingiu Moçambique, a  comunidade educativa não ficou indiferente e aderiu à campanha de recolha de alimentos e de produtos de higiene. 

Esperamos que os produtos cheguem ao seu destino e possam ajudar a mitigar o sofrimento, a dor e ... a fome!

apoiar_moçambique.jpg

GAD - April 

Celebrando os Global Action Days, foram desenvolvidas várias atividades e temáticas, tais como: a nossa Pegada, Água, Energia e Mobilidade, Património, Alimentação, Florestas e mar (cartaz GAD em PDF)   

YRE.png

JRA / YRE  

Os JRA / YRE  investigam (através de entrevistas, inquéritos) e interpretam questões de sustentabilidade relevantes, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, línguas estrangeiras e tecnologias e técnicas de comunicação.

3 artigos foram apresentados a concurso, sendo um resultante de colaboração internacional. (ver PDFs)

I´ve got the power - video competition

A Ana Amado (11º LH2) acredita que a mudança de comportamentos e de escolhas é possível e que pequenos gestos de todos os dias terão um impacto  na construção de um futuro mais sustentável.

I've got the power

I've got the power

Reproduzir vídeo
YRE.png

JRA / YRE  

Os JRA / YRE  continuaram a investigar (através de entrevistas, inquéritos) e apresentaram à escola os seus resultados. 

As Árvores da Minha Escola, 29 de maio.

Os alunos do 11º LH3 e o grupo das florestas do 11º LH2, guiados pela Dra Carla Silva, engenheira florestal da CMO, identificaram e fotografaram as árvores autóctones da nossa escola. 

Criaram um powerpoint com alguns dos registos. 

as arvores da minha escola.jpg
As árvores da minha escola Esquema.jpg

DIA do AMBIENTE - 5 de Junho 

Celebrámos esta data com uma exposição enquadrada nas temáticas "Are we eating plastic?”, que se prolongará na escola até julho e que será partilhada com a comunidade em Setembro.

Os trabalhos incluem uma reflexão sobre a temática com um artigo jornalístico "Plastic soup - a threatening reality" e  esculturas realizadas com reutilização de materiais. 

O NOSSO POSTER ECO-CÓDIGO tem como tema a necessidade de alterarmos rotinas e agirmos, tendo como mote o flagelo da acumulação dos resíduos sólidos urbanos, nomeadamente os plásticos.

As 2 imagens, na metade superior do Poster, resultam de fotografias tiradas com os telemóveis dos alunos a 2 esculturas realizadas com reutilização de materiais e que incorporam uma exposição com o titulo genérico A world of Garbage /Um mundo feito de lixo e um subtema “Are we Eating Plastic? / Estamos a comer plástico?

A Baleia morta vomita plásticos que utilizamos nas rotinas diárias. O busto (cravejado de palhinhas, com fitas de sacos de plástico pendurados de um dos braços) colocado por detrás e em posição dominadora representa o impacto das nossas atividades

 O nosso eco-código funciona com um conjunto de STOPs que identificam o que há a mudar mas apontando, também, para a mudança positiva, tipo compromisso que, em conjunto, assumimos (daí a utilização de “vamos” e não “vou”). Terminando a última frase com um alerta para o facto de a mudança ser possível mas apenas se trabalharmos todos em conjunto.

ECO-CÓDIGO_2018_2019___esc_sec_caneças.p
bottom of page